O 21° Encontro anual das Cidades da rede Sete Sóis Sete Luas foi concluído com sucesso no 6 de abril, na ilha de La Réunion, território ultramarino francês, no Oceano Índico.
O evento contou com a participação de 35 delegados de 18 cidades, representando 8 países diferentes (Cabo Verde, Croácia, França, Itália, Luxemburgo, Moçambique, Portugal, Espanha). Esteve presente o presidente da Camara Municipal da Brava Francisco Tavares, avança a organização em comunicado.
Segundo a mesma fonte o encontro teve a ilustre participação de José Carlos Fonseca, ex-Presidente da República de Cabo Verde e Presidente honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas.
Durante os dias do encontro, as instituições envolvidas tiveram a oportunidade de conhecer e compartilhar as peculiaridades sociais, culturais, geográficas e turísticas de suas respectivas cidades. Foram destacados projetos culturais e artísticos de grande valor, dignos de serem difundidos e conhecidos nas outras cidades da rede. Entre os pontos da agenda, houve a apresentação das novas cidades e instituições que aderiram à rede, além da assinatura da nova Carta que determina seus objetivos.
A novidade deste ano foi a inclusão da cidade de Quelimane, em Moçambique, no Festival.
A organização destaca ainda que o encontro representou uma importante oportunidade de troca e colaboração entre as diferentes realidades envolvidas, promovendo a valorização e disseminação da cultura e da arte nas comunidades locais e além das fronteiras nacionais. Os representantes puderam descobrir os estilos musicais da ilha de La Réunion, o maloya e o sega.
A rede Sete Sóis Sete Luas confirma-se, portanto, como um valioso ponto de referência para a promoção da diversidade cultural e o desenvolvimento de laços sólidos entre as cidades participantes, contribuindo assim para a construção de um mundo mais inclusivo.