O músico, compositor e intérprete Amílcar Semedo estreia-se no B.Leza Club, em Portugal, na noite de terça-feira, 30 de Abril. Mas antes disso, Amílcar estará esta sexta-feira, 19, num concerto intimista no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, para apresentar temas da sua autoria e de outros compositores.
Amílcar Semedo encanta o público da Cidade da Praia, e não só, com a sua voz envolvente e o seu talento singular.
O músico descobriu o seu talento musical há cerca de sete anos. Em 2012, participou no concurso Talentu Strela 2 e foi aí que começou a ver a música com outros olhos, mergulhando nas noites cabo-verdianas da capital e nos outros concelhos do país.
O ano passado deu a conhecer ao público os seus primeiros dois singles “Kudim” e “Lua Ki Suma”, que capturam a essência e a autenticidade da música tradicional, ao mesmo tempo que incorporam elementos contemporâneos que ressoam com os ouvintes modernos.
O percurso e obra de Amílcar Semedo refletem a profunda afinidade às suas raízes cabo-verdianas e a visão inovadora com que o artista reinterpreta a tradição.
Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o músico revelou que a sua estreia no B.Leza é a realização de um dos seus sonhos como artista. “O meu show em Portugal é a minha primeira saída para fora do país e a realização de um sonho”.
“É meu sonho que um dia pudesse cantar como artista profissional no espaço B.Leza, e é isso que vai acontecer. É justamente no espaço B.Leza que vou fazer o meu primeiro show internacional”.
A oportunidade de atuar no B.Leza surgiu através do edital “Apoio à Internacionalização aos Artistas Cabo-verdianos”, lançado este ano pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. “Será um show beneficente, onde a receita arrecadada será destinada aos estudantes cabo-verdianos que estão a estudar em Portugal”.
Para o seu concerto esta sexta-feira, no Palácio da Cultura, Amílcar promete levar o seu dia-a-dia. “No show de sexta-feira, vou mostrar aquilo que sou, os meus singles e alguns outros temas que estão relacionados com o meu dia-a-dia”.
Neste concerto, o artista terá convidados como as batucadeiras Mondon, do bairro Eugénio Lima, Tidy Rodrigues, M`ilie e promete algumas surpresas. “Será um show bonito. A minha ideia é ter o palco do Palácio da Cultura cheio e por aquilo que estou a ver, vou ter a casa cheia, porque 70% dos bilhetes já estão vendidos. Então, acredito que vou ter a casa cheia”.
O artista estará neste concerto acompanhado por uma banda formada por Ndú, na bateria, Caluca Tavares, no teclado e Nónó na guitarra.
https://expressodasilhas.cv/cultura/2024/04/19/amilcar-semedo-estreia-se-no-bleza-em-portugal/91014