O director-geral do Atlantic Music Expo, Gugas Veiga, já anunciou a data para a 11ª edição do mercado internacional da música, a realizar-se de 07 a 10 de Abril de 2025 com participação de artistas nacionais e internacionais.
Gugas Veiga avançou esta informação à Inforpress em conferência de imprensa no Palácio da Cultura, na Praia, tendo anunciado ainda que tanto o Governo como a Câmara Municipal da Praia já demonstraram interesse na renovação contratual para os próximos cinco anos.
“Temos que agradecer a Câmara Municipal da Praia pela colaboração, pelo facto de terem recebido as delegações, pela presença da guarda municipal que ajudou na segurança e na ordem pública, mas também porque o presidente já demonstrou interesse em assinar um protocolo plurianual e aumentar a verba”, confirmou, agradecendo igualmente os parceiros envolvidos.
Segundo aquele director, a 10ª edição contou com a presença de 141 artistas e músicos, sendo 65 internacionais e 76 nacionais oriundos de 14 nacionalidades divididos em 27 actuações.
O evento teve a presença de quatro delegações internacionais do Quebec, da Câmara Municipal de Águeda, Seychelles e Senegal, sendo que três fizeram encontros bilaterais com a autarquia da Praia, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e a Presidência da República.
O AME 2024 contou com a presença de 70 jornalistas, sendo 30 internacionais de 19 nacionalidades, 130 convidados e um staff composto por 85 pessoas a trabalhar directamente no evento.
Este ano, o número de delegados inscritos aumentou para 517 delegados de entre nacionais e internacionais, avançou Gugas Veiga.
Foram cerca de 140 ‘one a one meetings’ durante dois dias, que contou com “boa adesão” de vários artistas que inclusive, assegurou conseguirem estabelecer contactos e já firmaram compromissos para este e próximos anos.
Gugas Veiga avançou ainda que, segundo os dados do levantamento das caixas vinti4 da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SISP), o AME e o Kriol Jazz Festival movimentaram 1.259.790 contos, um número significativo para um investimento de 45 mil contos.
Recorda-se que 26 artistas nacionais e internacionais fizeram parte do cartaz da 10ª edição do Atlantic Music Expo, que discorreu este ano sobre o lema “Sustentabilidade artística”.