A cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, acolhe, nos dias 13 e 15 de Maio, a VI Semana de reflexão sobre a violência baseada no género (VBG), informam em nota de imprensa os organizadores do evento.
A semana de reflexão sobre a violência baseada no género tem sido realizada e institucionalizada desde 2019 pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) com o patrocínio do Presidente da República e depois de cinco edições na ilha de Santiago a associação decidiu, este ano, pela sua descentralização.
Em nota de imprensa a ACLCVBG informa que das edições anteriores da semana, que tem sido um momento de debates, partilhas e reflexões sobre a situação da VBG em Cabo Verde, tem saído um conjunto de recomendações que estão a ser implementadas pela associação no sentido de reforçar o trabalho de prevenção da VBG, da assistência à vítima e da reabilitação dos agressores.
“Tendo em conta que a semana tem sido realizada, desde há cinco edições na ilha de Santiago, este ano para a VI edição, a ACLCVBG propõe realizá-la na ilha do Fogo para descentralizar o evento para debater o caso particular da ilha do Fogo que é uma das ilhas com maior taxa de VBG” refere a nota de imprensa, sublinhando que a escolha da ilha para acolher o evento deve-se também ao facto de ter sido criada uma representação da associação recentemente.
A programação da VI Semana de reflexão sobre VBG aponta para a realização na próxima segunda-feira, 13 de Maio, de uma conferência internacional intitulada “A prevenção das violências de género: a contribuição da ilha do Fogo” e um ateliê sobre “Mulheres multiplicadoras da cidadania” que terão como oradores os especialistas de género Paulo Silva e Talina Pereira, respectivamente.
A maior parte dos debates e reflexões está calendarizada para o dia 15 de Maio, sendo que a sessão de abertura será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, contando com intervenções da presidente da Assembleia Geral da ACLCVBG, Antonieta Martins, e do presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva.
Após a abertura serão socializados e debatidos quatro painéis sendo o primeiro sobre o estado da arte “O contexto da luta contra a VBG na ilha do Fogo”, o segundo sobre rede de respostas “Os desafios nas respostas no combate à VBG”, o terceiro denominado de casos e experiências “O combate à VBG na diáspora cabo-verdiana nos EUA” e o último sobre políticas públicas “As estratégias de combate”.
A sessão de encerramento que será precedida das conclusões e recomendações está a cargo da presidente da Assembleia Geral da associação e do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Antonieta Martins e Alberto Nunes, respectivamente.