O artista cabo-verdiano Zé Rui de Pina foi distinguido no domingo, 19, pela cidade de Pawtucket, numa gala organizada pela CV United, pela sua contribuição cultural e social em Cabo Verde e nos Estados Unidos da América.
Em declarações à Inforpress, o artista disse ter sido com “muita emoção” que recebeu esta distinção do presidente da câmara de Pawtucket pelo trabalho que vem realizando nos Estados Unidos da América (EUA) e em Cabo Verde na área cultural e social.
Zé Rui de Pina, que também é embaixador das Aldeias SOS em Cabo Verde, tem colaborado com a CV United que tem construído vários parques infantis nas ilhas do Maio, Praia, São Nicolau e Brava, mas é também músico, intérprete e compositor.
O músico nasceu em Achada Santo António (Praia) e aprendeu a tocar os seus primeiros instrumentos, cavaquinho e violão, com dez anos, com o tio Nho Djonzinho Alves, ao lado dos primos.
Partiu para os EUA aos 15 anos onde viveu cerca de 30 anos, tendo voltado a residir em Cabo Verde, fixando residência na Praia, mas continuando com a música, acompanhando outros artistas e gravando seus discos.