A cantora Cesária Évora, uma das vozes “mais icónicas” da música cabo-verdiana, conhecida como a eterna “diva dos pés descalços”, completaria 83 anos hoje.
Nascida em 27 de Agosto de 1941, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, Cesária começou sua carreira cantando em bares e festas, mas foi somente nos anos 90 que sua voz alcançou o reconhecimento internacional que merecia.
Com seu álbum “Miss Perfumado”, lançado em 1992, ela se tornou um fenómeno global, levando a música de Cabo Verde para os palcos mais prestigiados do mundo.
A música de Cesária Évora não era apenas bela, mas carregava as histórias, emoções e saudades de seu povo, avança à Inforpress.
Com sua voz aveludada e presença marcante, ela encantou audiências e conquistou diversos prémios, incluindo um Grammy em 2004.
Em 2022 foi lançado o filme “Cesária Évora”, sobre a ‘diva dos pés descalços’, de Ana Sofia Fonseca, e que foi nomeado para vários prémios e venceu alguns como o Prémio do Público-Longa Metragem no Cinema IndieLisboa.
Falecida a 17 de Dezembro de 2011, Cesária Évora conquistou corações ao redor do mundo com suas mornas e coladeiras, estilos musicais profundamente enraizados na cultura de Cabo Verde.