O NOSi e a CVTelecom firmaram um protocolo de cooperação em que se comprometem, entre as várias acções, dinamizar eventos tecnológicos no seio de jovens quadros que sejam relevantes para a transformação digital do país.
A assinatura do documento aconteceu esta quinta-feira, na cidade da Praia, durante a sessão de apresentação dos trabalhos/resultados finais realizados pelos 42 estagiários da edição 2024 da NOSiAkademia, reportou à Inforpress.
No seu discurso, o presidente do conselho de administração (PCA) da Cabo Verde Telecom, João Domingos Correia, ressaltou a importância do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) no processo de transformação digital no país e do seu programa de estágio para a empregabilidade.
“E temos certeza de que ao fazer isso estaremos, portanto, a concorrer para a formação do capital humano, para a formação dos nossos jovens, e estar à altura dos desafios que o país espera”, disse.
Para o PCA da CVTelecom é preciso pessoas capacitadas para fazer o país avançar, pessoas com rendimento, para quem os rendimentos neste momento estão muito dependentes da capacidade de intervenção no mundo laboral das pessoas.
Por seu lado, o PCA do Nosi, Carlos Tavares, manifestou-se expectante de que juntos irão realizar algo fantástico em prol dos jovens e do país.
“Cabo Verde está num momento óptimo para, exatamente, operacionalizarmos o tal ‘hub’ tecnológico e da inovação aqui no Atlântico Médio e para isso não há outra forma senão investir nas competências”, considerou.
E para operacionalizar isso, acrescentou, não haveria outra forma senão esta parceria entre o Nosi, que tem a missão e a responsabilidade acrescida neste salto, e a CVTelecom, pela sua história de ligar Cabo Verde ao mundo e de criar serviços de excelência, investindo nos jovens.
Esta parceria, segundo o Nosi, está sendo firmada a partir da observância da relevância do programa NOSiAkademia, concebido em 2016, tendo como principais objectivos capacitar e reforçar as competências dos jovens licenciados, incentivar o empreendedorismo digital e promover a integração desses jovens no mercado de trabalho.
A instituição mostrou que este programa tem se revelado bastante eficaz, uma vez que até finais de 2023 beneficiou 467 jovens, sendo que cerca de 80% já estão inseridos no mercado de trabalho.
Fonte: Inforpress.