O Festival de Batuque e Funaná realiza-se esta sexta-feira e sábado no Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta, no município de São Miguel (Santiago), em homenagem a batucadeira Máxima Cardoso, anuncie sua organização.
O evento considerado um “produto turístico” local foi organizado pela Câmara Municipal de São Miguel, no âmbito dos 27 anos da criação do município e do seu santo padroeiro, São Miguel Arcanjo, assinalado a 29 de Setembro.
O certo é que, ao reunir artistas e grupos de talentosos músicos nacionais, prometo duas noites de muita música, dança e animação, atrás da música liderada por Herménio Fernandes.
Para o primeiro dia, sexta-feira, 27, vão passar pelo palco Ceça Branca, Naty Mendes, Fidjus de Matinho, Tony Tonga, D´Cecília, Chocolate Monteiro, batucadeiras Flor da Juventude Varanda, Filhos de Varanda, Nova Esperança Principal, Nha Joana Achada Monte, Nova Chama de Santa Cruz e Celina Nha Mita Prera.
Para o segundo ou último dia, sábado, 28, podem ver a luz João Cirilo, Binho e Banda, Alberto Tavares, Bedja KP, Vanilson Gaita, batucadeiras: Fidjus de Nhu São Miguel Ribeira São Miguel, Ribeira de São Miguel, Mondon de Eugénio Lima, Voz da Liberdade de Tarrafal, Batucadeiras de Kadjeta e Tereza Tradição de Terra, avança à Inforpress.
O evento, marcado para as 20h, terá entrada livre.
A comemoração do 27º aniversário do Concelho de São Miguel foi celebrada com diversas atividades sociais, culturais, desportivas, gastronómicas, políticas e outras.
Como as festividades decorrem até ao dia 29 de Setembro, há procissão e missa em honra do Santo Padre.