Cabo Verde escolhido para receber encontro anual do comité africano da CISAC em 2025

Cabo Verde recebe encontro anual do comité africano da CISAC em 2025

Cabo Verde vai acolher, em 2025, o encontro anual do Comité Africano da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), tendo a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) como anfitriã.

Num comunicado a que a Inforpress teve acesso, a SCM anunciou que a argumentação para escolha de Cabo Verde valeu o facto de ser um país com uma “cultura diversificada”, em que a música tem um “papel preponderante”, bem como a realidade do país e sendo um destino turístico.

A decisão, fez saber a SCM, saiu da reunião anual do Comité Africano (CAF), organizada pela CISAC em parceria com a Entidade de Gestão Colectiva de Direitos de Autor e Direitos Conexos do Reino de Marrocos, que decorreu em Marraquexe, nos dias de 10, 11 e 12 de Setembro de 2024. 

“Pesaram na decisão o caminho fantástico que a SCM tem feito, e que tem sido reconhecido a nível nacional e internacional, na defesa e promoção dos direitos de autor e direitos conexos em Cabo Verde, tornando-se no único país lusófono no Comité Executivo Africano do CISAC”, lê-se na nota.

Acrescentou ainda que do encontro saíram recomendações como “abandonar o tratado de Sydney”, tendo em conta a sua não apropriação em relação às leis nacionais, os métodos de exploração e os modelos de negócios das radiodifusoras em África e ainda elaborar estudo aprofundado sobre a utilização das obras entre os membros do CAF.

A SCM disse usufruir de “excelentes aprendizados” para continuar a elevar os seus serviços na defesa dos direitos autorais dos músicos, autores e compositores cabo-verdianos, e de partilhar a sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *