Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social estão a receber uma acção de formaçao de dois dias, na cidade da Praia, sobre cobertura, tratamento e elaboração de notícias em épocas eleitorais, promovida pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Em declaração à imprensa, a secretária e membro da CNE, Elba Pires, afirmou que as acções de capacitação que a comissão tem realizado para todos os envolvidos no processo eleitoral já são uma prática habitual, com o objectivo de capacitar todos os intervenientes do processo eleitoral.
Segundo Elba Pires, a Comissão Nacional de Eleições deu início a uma série de acções de capacitação voltadas para jornalistas, em preparação para as eleições municipais previstas para o dia 1 de Dezembro próximo.
Conforme explicou, a formação tem carácter nacional e visa equipar os profissionais da mídia com conhecimentos essenciais sobre o processo eleitoral, incluindo aspectos legais e princípios de neutralidade e imparcialidade, reporta à Inforpress.
Recentemente, a CNE concluiu a capacitação de policiais nacionais em São Vicente e agora se concentra nos órgãos de comunicação, garantindo que todos os intervenientes no processo eleitoral estejam bem informados e actualizados.
“Para além desta formação de jornalistas, haverá amanhã um encontro alargado com personalidades com conhecimentos nesta matéria, para socializar com os jornalistas as melhores formas de detectar questões de desinformação, assegurando que o eleitorado tenha acesso a informações reais e confiáveis”, completou.
Elba Pires destacou ainda que a expectativa é que a formação não apenas fortaleça o conhecimento dos jornalistas, mas também contribua para um processo eleitoral mais transparente e informado.
Por seu torno, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Jaime Rodrigues, afirmou que as informações são sempre bem-vindas e úteis, pois permitem refrescar o conhecimento, mesmo para aqueles que já participaram de outras eleições.
“A AJOC atribui grande importância às eleições e espera que os jornalistas que participam saiam mais capacitados e preparados para dar cobertura às eleições de 2024”, frisou.
As nonas eleições autárquicas realizam-se no dia 01 de Dezembro de 2024 nos 22 concelhos do país. A campanha eleitoral principia no dia 14 de Novembro por um período de 15 dias.