A localidade de Rui Vaz, no município de São Domingos, acolhe esta sexta-feira, no feriado de 01 de Novembro, a segunda edição do festival do milho, evento gastronómico e cultural, com a participação de vários artistas nacionais.
O certame, promovido pela Câmara Municipal de São Domingos, tem como objectivo principal ‘empoderar’ homens e mulheres de campo e ainda impulsionar o turismo e economia local, conforme avançou à Inforpress a vereadora da cultura, Zuleica Rodrigues.
A autarca fez saber que neste festival, que se inicia a partir das 11:00, as pessoas terão a oportunidade de degustar milho verde feito de diversas formas, além de saborear pratos tradicionais à base do milho, a um preço acessível.
Além do milho verde, a vereadora disse que a gastronomia será diversificada com outras ofertas como grelhados, assados, acompanhado de diferentes tipos de bebidas.
“O mínimo que se pode esperar é muito sabor e qualidade, numa combinação perfeita entre o lazer, a hospitalidade e uma imperdível oportunidade de negócio para os nossos homens e mulheres do sector agrícola e comerciantes”, disse Zuleica Rodrigues, apelando ao civismo dos feirantes.
O festival do milho conta com a animação de vários artistas e grupos, nomeadamente Kino Cabral, MC Acondize, Lejemea, Traquinos e Ló de Pina e de talentos locais.
Segundo Zuleica Rodrigues, no ano passado, cerca de três mil pessoas de várias localidades da ilha de Santiago participaram no festival do milho, e este ano a organização espera contar com muito mais pessoas.
O festival, que acontece nas proximidades do Miradouro de Rui Vaz, tem entrada gratuita e deverá prolongar-se até às 02:00.
O dia 01 de Novembro, é comemorado anualmente como o Dia de Todos os Santos em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos. Neste dia é também celebrado, por antecipação, o Dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 02 de Novembro.
É ainda tradicionalmente na ilha de Santiago tido como o dia de degustar o milho.