A Universidade Jean Piaget realiza esta quinta-feira, 21, a partir das 14:30 uma jornada de consciencialização dedicada à sensibilização e combate à dengue em Cabo Verde seguida de uma campanha de limpeza no Palmarejo Grande e arredores.
Na sua página oficial das redes sociais, conforme avançou a organização, a jornada contempla uma campanha de limpeza e um seminário informativo com presença de especialistas que vão abordar o impacto da Dengue no País e as formas de prevenção.
O evento vai ser realizado em formato híbrido com participação de especialistas nacionais, do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), e da West African Aedes Surveillance Network (WAASuN), avança à Inforpress.
A abertura do seminário vai estar a cargo da reitora da universidade, Joanita Rodrigues e de representantes do Ministério da Saúde.
O seminário divide-se em quatro momentos, às 15:00 o administrador executivo do INSP, Hélio Rocha, apresenta a actual situação e os desafios da epidemia da dengue em Cabo Verde, logo de seguida, às 15:20 a coordenadora do Grupo de Investigação em Doenças Tropicais da UniPiaget e docente da universidade, Lara Gomez debruça sobre “Dengue, uma questão de mosquitos: mudança de paradigma para o seu combate”.
Ás 15:40, o docente Iuri Barbosa e o Provedor dos Estudantes da Unipiaget debatem “Dengue: como diagnosticar, tratar e prevenir, desmistificando preconceitos”, às 16:00 a médica da West African Aedes Surveillance Network – WAASuN, Jewelna Akorli, debruça-se sobre “Dengue e a importância da vigilância do seu mosquito transmissor na África Ocidental”.