Empresa distribuidora de electricidade inicia instalação de quatro mil luminárias LED em todo o país

A Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde (EDEC) iniciou hoje a instalação de mais de quatro mil luminárias LED complementando as 12.000 já implementadas no país, um projecto orçado em mais de 27 milhões de escudos. 

A iniciativa, avançou em comunicado na sua página oficial, alinha-se às políticas do Governo de promoção da eficiência energética, dando continuidade ao projeto de melhoria da iluminação pública no país em cidades como Praia, Santa Maria e outros centros urbanos.

Na ilha Brava, a totalidade da iluminação pública, avaliada em sete milhões de escudos, será modernizada com 1.100 luminárias LED, substituindo integralmente os sistemas tradicionais, transformando assim na primeira ilha com “100% iluminação pública LED”.

O projecto em Tarrafal de Santiago, contempla na cidade de Mangui, com 28 pontos, tornando também numa “cidade turística 100% iluminação pública LED”, e na Vila de Tchom Bom, com 490 pontos, com custo de mais de sete milhões de escudos, avança à Inforpress.

Nas regiões norte e sul, continuou, inclui a instalação de 1.682 luminárias LED em centros urbanos estratégicos nas ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Santiago e Fogo, no valor de mais de 12 milhões de escudos.

A EDEC explicou que a acção vai reduzir 60% no consumo de energia, equivalente a 613.200 kWh/ano, diminuir emissões de CO2 em 329 toneladas por ano, benefícios económicos anuais de 3.263 mil escudos pela redução de emissões, além de, enfatizou, contribuir para um ambiente “mais sustentável, mais segurança, bem-estar e valorização” das localidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *