A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) vai premiar, no dia 05 de Dezembro, os vencedores do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico, data que celebra também o Dia Mundial do Solo.
Em nota enviada à Inforpress, o presidente da ACACV, Júlio Silvão Tavares, explica que a escolha da data se prende com a necessidade de se alertar sobre a importância de solos saudáveis para garantir a erradicação da fome, a segurança alimentar e um desenvolvimento sustentável que permita a adaptação às alterações climáticas.
A data, 05 de Dezembro, foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Dezembro de 2013 por meio da Resolução n.o 68/232, reconhecendo a necessidade de promover a gestão sustentável do solo diante dos desafios globais.
A entrega de prémios aos filmes vencedores do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC) e concurso Nha Cidadi Nha Filmes, terá lugar nesta quinta-feira, no Liceu Domingos Ramos, na Praia.
Esta primeira edição do FIAC, segundo a organização, aconteceu de 01 a 09 de Novembro em três comunidades da cidade da Praia e várias escolas e salas de estudo da Câmara Municipal da Praia.
No documento, a ACACV enaltece a dinâmica ocorrida através de sessões de filmes educativos, com a colaboração de professores que mobilizaram os estudantes para a actividade.