Jovem vence preconceito e realiza sonho de ser atleta profissional

Elenise Mendes, mais conhecida por Kenira no meio desportivo, é uma jovem santa-catarinense que conquistou o tão sonhado título de atleta profissional após anos enfrentando preconceitos e desafios pessoais.

Natural da localidade de Fundura, no município de Santa Catarina (Santiago), Kenira cresceu em um ambiente em que as pessoas lhe apelidavam de “doida” por praticar o atletismo com rapazes, sobretudo quando o percurso era distante.

Apesar dos obstáculos, a jovem mãe não desistiu do seu objectivo e com apoio de amigos e familiares, em 2023, aos 20 anos, destacou-se no atletismo ao vencer em Fevereiro, uma corrida realizada, no Tarrafal, no âmbito do Dia Nacional do Pescador.

“Na altura, eu era peixeira e participei na corrida de 100 metros (m) na praia do Tarrafal e fiquei em primeiro lugar”, contou à Inforpress, admitindo que não tinha nenhuma experiência.

“Foi difícil, muitas vezes as pessoas, sobretudo da minha localidade me apelidavam de doida” afirmou, acrescentando que a cada prova que vence faz uma publicação na sua página nas redes sociais com a seguinte descrição: “Hoje aquela pessoa que chamavam de doida está no pódio e a sua doidice lhe rendeu mais um troféu e conheceu mais um país”.

Hoje, como atleta profissional, Elenise Mendes quer inspirar outras pessoas a enfrentarem preconceitos e dificuldades, para que também possam atingir as suas metas e objectivos.

“Quero mostrar que é possível e que assim como tenho estado no pódio também podem lá estar. Não importa de onde vem ou o que dizem sobre você, o mais importante é acreditar no seu talento e potencial”, concretizou.

“Eu era uma mãe, me tornei peixeira e hoje sou uma atleta profissional. Por isso, façam como eu: Não deem ouvidos ao que outras pessoas dizem sobre ti (…)”, acrescentou a jovem atleta.

Segundo a atleta, se 2023 foi o ano de reconhecimento, 2024 foi “um ano especial” e da sua afirmação como atleta profissional, tendo ganhado provas de atletismo tanto a nível nacional como internacional, avança à Inforpress.

De entre as provas de atletismo destacou Santo Amaro Abade, Tarrafal, Fôz Coa Douro Trail Adventure e Santa Lúzia, ambas em Portugal, Corrida Café, Fogo, Trail Santiago, Trail Fogo (1º lugar), Corrida da Liberdade, Praia, Corrida Berço, Ribeira Grande de Santiago, Trail Santo Antão, com três participações, (2º lugar) e Grã Canárias, Espanha (3º Lugar).

Durante a entrevista à Inforpress, a fundista cabo-verdiana, da Emicela Team Cabo Verde, definiu como meta do ano que, ora se inicia, vencer mais provas além de Cabo Verde, Portugal e Espanha, e ainda viajar de férias para conhecer outros países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *