UIF destaca importância da cooperação entre as instituições nacionais que trabalham com a corrupção

O director da Unidade de Informação Financeira (UIF) afirmou hoje que “é importante” que haja cooperação, entendimento e actuação coordenada entre as instituições nacionais que trabalham com a corrupção na apresentação de propostas para o melhor combate.

Daniel Monteiro falava à imprensa depois da visita do Conselho Consultivo da União Africana Contra a Corrupção à UIF, que está em missão de serviço em Cabo Verde de hoje até sexta-feira.

Este responsável avançou que este Conselho da União Africana terá também essa vertente de perceber e entender como é que está a cooperação, o relacionamento entre as instituições, incluindo as instituições da sociedade civil, para que haja o melhor combate, avança à Inforpress.

Para o director da UIF, a melhor estratégia para combater a corrupção é trabalhar os cidadãos desde a infância, com introdução de matérias a nível das escolas primárias que retratam esta temática.

“Naturalmente, você não vai falar especificamente da corrupção, mas falando aquilo que devem ser os valores do bem, os valores da boa relação e, principalmente, da boa gestão da coisa pública a nível nacional”, assinalou.

Para Daniel Monteiro, trabalhar esta matéria desde a tenra idade é uma estratégia que vai ter impacto a nível muito mais à frente, naquilo que é a postura dos cidadãos, da sociedade civil no dia a dia.

“As matérias conectadas com a corrupção fazem sempre parte daquilo que é a referência dos Estados a nível mundial, a corrupção envolve a violação de normas fundamentais do Estado, podem pôr em causa o próprio Estado de direito democrático”, explicou.

Por outro lado, Daniel Monteiro destacou a importância da missão à Unidade de Informação Financeira, sublinhando que qualquer acção e actuação a nível da matéria da corrupção, principalmente a nível da adopção de medidas que possam tornar o país “muito mais eficaz” no combate, tem essa relevância.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *