O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assinou hoje, na cidade da Praia, um protocolo de incentivo financeiro com os grupos oficiais do Carnaval, no valor de 600 mil escudos por grupo, totalizando três milhões de escudos.
Um total de cinco grupos oficiais vão desfilar no Carnaval 2025 da Praia, nomeadamente, Vindos do Mar, Samba Jó, Vindo d’África, Deusa de Amor e Escola de Iniciação Rítmica.
Em nome dos grupos carnavalescos, João Teixeira, presidente do Grupo Samba Jó, agradeceu o apoio do ministério, sublinhando que, apesar do atraso na disponibilização dos fundos este ano, o financiamento chegou ainda a tempo de garantir que o Carnaval da Praia vai se concretizar.
“Isso já é um alerta de que teremos Carnaval na Praia. Agradecemos todo o esforço do ministério para apoiar os grupos e permitir que esta manifestação cultural evolua para outro patamar”, afirmou.
Por seu lado, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, destacou que o Governo reforçou os apoios em comparação com o ano passado, e que pretende manter um diálogo constante com os grupos para melhorar a organização do evento na capital cabo-verdiana.
“Estamos conscientes de que os fundos para o Carnaval precisam de ser disponibilizados mais cedo. No entanto, enfrentamos constrangimentos devido ao Orçamento do Estado, que só fica disponível em meados de janeiro. Por isso, já estamos a planear para 2026, com o objectivo de entregar a primeira tranche no último trimestre deste ano, permitindo aos grupos uma melhor preparação”, explicou o governante.
Relativamente ao Carnaval de 2025, Augusto Veiga garantiu que a primeira parte do financiamento estará disponível na próxima semana, avança á Inforpress.
A segunda metade será transferida assim que os comprovativos forem apresentados, prevendo-se que os grupos recebam a totalidade dos fundos até Fevereiro.
“Esperamos que consigam organizar-se e apresentar um grande Carnaval na Praia. O Ministério da Cultura continua aberto ao diálogo para, juntos, encontrarmos soluções de financiamento e organização do carnaval na Praia”, ressaltou o governante.