
O Ministério da Educação lançou na quarta-feira, 19, o primeiro Manual de Língua e Kultura Kabo-verdiana em formato digital, elaborado para apoiar no processo de desenvolvimento metalinguístico do aluno e na construção científica da gramática da língua materna.
De acordo com a nota informativa publicada na página oficial do Ministério da Educação na rede social Facebook, o lançamento do referido manual, destinado aos alunos do 10.º ano de escolaridade, enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Língua Materna, assinalado a 21 de Fevereiro.
Este lançamento, adiantou a mesma fonte, marca o cumprimento de um objectivo do Governo, que é o de fornecer materiais didáticos na língua materna, salientando que esta iniciativa, que será aplicada por um período experimental, vai contribuir no desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas dos alunos, avança à Inforpress.
“Pela primeira vez, temos um manual escolar em língua cabo-verdiana, pensado para apoiar no desenvolvimento da consciência metalinguística do aluno, porquanto o ajudará a refletir sobre a gramática da sua língua materna e a construir conhecimento científico sobre e nesta mesma língua” lê-se na nota.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente em 21 de Fevereiro em todo o planeta.
Criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (Unesco) em 17 de Novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objectivo de promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.
Além disso, esta data também convida a todos os países membros da Unesco e suas matrizes a reflectirem sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.