
O Presidente da República, José Maria Neves anunciou hoje que a constituição da República, na versão língua cabo-verdiana, será lançada no próximo dia 06 de Março, às 17:00, na Sala Beijing da Presidência da República.
Na sua página oficial na rede social facebook, o Chefe de Estado avançou que o lançamento desta obra está inserido no quadro do Dia Internacional da Língua Materna que se assinala a 21 de Fevereiro.
“O Presidente da República está determinado em reforçar a valorização e o conhecimento da nossa língua materna, com todas as suas variantes, neste ano do 50º aniversário da Independência Nacional”, lê-se na publicação.
Por isso, neste quadro, a Presidência da República abraçou o projecto apresentado pelo linguista e escritor Manuel Veiga e patrocinou a tradução da Constituição da República para a língua cabo-verdiana, variante de Santiago.
José Maria Neves incentiva e disponibiliza-se a patrocinar a tradução da Constituição da República para outras variantes da língua cabo-verdiana, avança à Inforpress.
Além de promover a língua cabo-verdiana, a tradução da Constituição da República para a nossa língua materna reforça a literacia e a democratização do acesso à “karta más grandi di un país (carta maior do país)”, como refere José Maria Neves, no Prefácio da obra de Manuel Veiga: “Konxi Konstituison é un fórma di nu dá más forsa pa liberdadi y pa dimokrasia (conhecer a Constituição é uma forma de dar mais força à liberdade e à democracia)”.
O Chefe de Estado lembra que a Constituição da República decreta que todas as condições devem ser criadas para a oficialização da língua cabo-verdiana, em paridade com a língua portuguesa e que todos têm o direito de usar e expressar nas línguas oficiais, cabo-verdiana e portuguesa, o que pressupõe uma aposta forte no seu ensino, uma tese também defendida pela larga maioria dos especialistas.