
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e parceiros realizam esta sexta-feira, 14, o lançamento oficial de 2025 como o ano do cancro, visando reforçar o compromisso nacional com a prevenção e o controlo desta doença.
Sob o lema “O cancro não pode vencer: Sperança e nôs força, union é nôs kura”, segundo uma nota do INSP, o ano do cancro é uma iniciativa que visa promover uma abordagem integrada e multissectorial para a redução da incidência e da mortalidade por cancro em Cabo Verde.
“Através de acções estratégicas e campanhas de sensibilização, a iniciativa pretende aumentar o conhecimento da população sobre os factores de risco, incentivar a adopção de hábitos de vida saudáveis, fortalecer a investigação científica, apoiar a promoção do rastreio e diagnóstico precoce e o acesso equitativo a tratamentos eficazes”, explica.
Neste sentido, durante a cerimónia de lançamento que acontece esta sexta-feira na cidade da Praia serão apresentados os principais objectivos e estratégias que vão nortear as acções ao longo do ano, bem como o compromisso das diferentes entidades envolvidas na luta contra o cancro no país, avança à Inforpress.
O evento vai contar com a presença de membros do Governo, especialistas em saúde pública, profissionais de saúde, representantes de organizações nacionais e internacionais, bem como das organizações da sociedade civil.
Acontece das 09:00 às 12:00 na sala de conferências do Palácio do Governo.