
O músico e compositor santa-catarinense Zé di Tcharku lança no domingo, 06, dia que completa 44 anos, o segundo single intitulado “Forte Somada”, uma coladeira, que fará parte do seu álbum de estreia previsto para este ano.
José Avelino Borges Monteiro, de nome artístico “Zé di Tcharku”, avançou à Inforpress que “Forte Somada” é uma composição de Sílvio Brito, com arranjo musical de Kim Alves.
A música, que sucede “Regresso”, uma morna, também da autoria de Sílvio Brito e arranjos musicais de Kim Alves, vai estar disponível apenas em formato áudio nas plataformas digitais.
Sobre o videoclipe, o artista com espectáculos agendados para Julho na “terra do Tio Sam”, informou que pretende regressar a Cabo Verde para gravá-lo em Assomada, tendo em conta que o tema é uma homenagem àquela urbe que completa este anos 24 anos da sua elevação à categoria de cidade, comemorada a 13 de Maio próximo.
“Forte Somada é tipo Forte da ilha do Maio e Cidade Velha, Ribeira Grande de Santiago. Esta música conta a história de pessoas que procuraram Assomada, Santa Catarina (Santiago) para o seu conforto e por lá ficaram e não a trocam por outra cidade ou ribeira (…)”, explicou o artista que reside nos Estados Unidos da América (EUA).
O artista, que tem apostado no estilo tradicional, avançou ainda que vai aproveitar a sua estadia nos EUA para gravar “Nha Bode”, em homenagem à tabanca, que é património cultural imaterial de Cabo Verde, e “Emigrason”, uma coladeira.
E ainda “Trás de Cutelo” de Osvaldo Rocha, e “Beto bo e eterno” da sua autoria em homenagem ao falecido autarca de Santa Catarina José Alves Fernandes, mais conhecido por “Beto Alves”, que considerou “um amigo”.
Relativamente ao álbum, o músico limitou-se apenas a avançar que terá 12 faixas musicais e a ser lançado ainda este ano, sem adiantar o nome que vai dar ao mesmo.
José Avelino Borges Monteiro nasceu a 06 de Abril de 1981, na localidade de Charco, Ribeira da Barca, Santa Catarina, ilha de Santiago.
Além de vencer três concursos de vozes “Todo Mundo Canta (TMC)”, sendo dois em Assomada, Santa Catarina, em 2003 e 2005, e 2007 na Praia, Zé di Tcharku já actuou em vários festivais, e integrou os grupos “Horizonte, “Sons do Planalto” e “Six Fingers”.