
Cabo Verde recebeu uma avaliação positiva da Transportation Security Administration (TSA) dos Estados Unidos, após uma inspecção realizada em Maio nos aeroportos internacionais Amílcar Cabral, na ilha do Sal, e Nelson Mandela, na Praia.
De acordo com a Agência da Aviação Civil (AAC), a avaliação teve como principal objectivo a revalidação dos chamados “Last Point of Departure” (LPD), um requisito essencial para garantir a segurança das operações aéreas com destino aos Estados Unidos.
A equipa de inspecção, composta por cinco técnicos da TSA e três da AAC, analisou mais de 12 áreas críticas, incluindo segurança aeroportuária, procedimentos de triagem de passageiros e bagagens, e segurança no transporte terrestre, avança à Inforpress.
Conforme anunciou a AAC, actualmente, apenas 13 LPD existem no continente africano, sendo dois deles em Cabo Verde, o que destaca a importância estratégica do país na aviação regional.
Segundo a agência, a avaliação positiva reforça a imagem de Cabo Verde como um destino turístico seguro e fiável, e confirma que os seus aeroportos cumprem “rigorosamente os padrões internacionais de segurança” exigidos pelos Estados Unidos, fortalecendo a cooperação institucional entre as partes.