
A 5.ª edição do Festival Literário Morabeza 2025 – Festa do Livro de Cabo Verde, a realizar-se em Dezembro, na cidade da Praia, no quadro dos 50 anos da Independência do país, vai dedicar-se à nova geração de escritores.
A Festa do Livro de Cabo Verde, que decorrerá de 9 a 12 de Dezembro, pretende dar continuidade à sua missão de promover o livro, a leitura e a literacia, através de uma programação que integra vários sectores da cultura.
Tem já confirmada participação de duas dezenas de escritores e especialistas da área da literatura e da ilustração a nível nacional e internacional, Portugal e Angola, com “forte aposta” nos nacionais.
A propósito, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, realçou hoje durante uma conferência de imprensa que o lançamento de livros, engajamento de autores nacionais e internacionais, o envolvimento de escolas e associações culturais, bem como as várias modalidades de animação do espaço, são “marcos importantes” do festival Morabeza e da agenda cultural do evento, que já vai na sua 5.ª edição.
Segundo a mesma fonte, a aposta deste ano recai especialmente sobre a nova geração de escritores, mas, também, com a presença de vários escritores consagrados.
Assim, a iniciativa, sob o lema “As letras ao serviço da história” reunirá ao longo de quatro dias escritores, investigadores, ilustradores e outros peritos do livro e da leitura, das diversas especialidades literárias, para debater a pertinência do livro e da literacia no progresso de um país.
Conta ainda com vários palcos, nomeadamente na Biblioteca Nacional de Cabo Verde e diferentes estabelecimentos de ensino, tanto na cidade da Praia como no interior de Santiago e painéis temáticos.
Serão colocados em debate escritores e especialistas nacionais e internacionais de distintos domínios literários e haverá oficinas de ilustrações, workshops de escrita criativa, sessões de contos de histórias, conversas e uma preleção em torno do livro e da literacia.
Dos artistas e escritores consagrados e emergentes que deverão participar nesta festa do livro destacam-se Kalaf Epalanga, Dino d’Santiago, Vanda Azuaga, Wilson Lopes, Duarte Azinheira, Eurídice Monteiro, Daniela Medina, Elizabeth Gonçalves e Sheila Delgado, entre outros, avança à Inforpress.
O ministro da Cultura aproveitou a ocasião para anunciar dois novos prémios literários para o próximo ano, financiados pelo Grupo Cabo Verde Telecom, para escritores cabo-verdianos.

Previous Post
Next Post