
A iniciativa Banda Desenhada nos PALOP lança, na sexta-feira, 05, as obras vencedoras do seu terceiro concurso de banda desenhada, no Centro Cultural Português da Praia e, na terça-feira, no Centro de Artesanato do Mindelo.
De acordo com uma nota da Banda Desenhada nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), enviada à Inforpress, o evento constitui o culminar de um processo de formação intensiva, mentoria e intercâmbio artístico que reuniu autores de Angola, Cabo Verde e Moçambique, resultando em nove obras originais.
Tais obras, acrescenta a mesma fonte, “reflectem a diversidade, as inquietações e a criatividade da juventude dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.
Conforme o mesmo documento, além de celebrar os resultados do programa, este duplo lançamento reafirma os objectivos da BD PALOP, nomeadamente, divulgar, apoiar e catalisar o ecossistema de banda desenhada nos PALOP, promovendo uma cena cultural “sustentável e mais inclusiva”.
“A iniciativa também se destaca por integrar uma política de igualdade de género, assegurando que pelo menos 50 por cento (%) das bolsas de criação sejam atribuídas a mulheres”, destacou a mesma fonte, reforçando ainda que a organização pretende que a BD PALOP seja uma “plataforma de expressão, rendimento e colaboração artística internacional”.

Previous Post
Next Post